5 Plantas ideais para iniciantes na arte dos Bonsais

Na arte do bonsai não existe a árvore perfeita ou certa para se trabalhar, você pode fazer com praticamente qualquer planta, a escolha da árvore é importante pois vai influenciar no resultado final, então escolha a que mais lhe agrada.

1- Mini Romã (Punica granatum)

Rústica, com crescimento rápido, folhas pequenas e produzindo flores e frutos igualmente pequenos, a mini-romã é uma das favoritas por iniciantes do cultivo do Bonsai.

Suas folhas se mantém durante o ano todo, apesar de crescerem mais rápido no verão. A espécie exige boa iluminação e uma boa dose de sol direto.

2- Jabuticabeira

Suas folhas pequenas, seu crescimento rápido e seu tronco machado de forma característica, a jabuticabeira é uma ótima espécie para fazermos Bonsais em regiões tropicais. Em locais mais frios, a jabuticabeira não cresce bem, precisando ser protegida.

Assim como a maioria dos Bonsais, a planta precisa de muito sol direto para crescer bonita. Como é um bonsai, e tem tamanho limitado, não espere comer os frutos da planta, já que se ela vir a produzir, será em uma minúscula quantidade, proporcional ao seu tamanho.

3- Junipero Japonês

Dentro do gênero existem centenas de espécies usadas para Bonsais, sendo ele um dos mais tradicionais no cultivo. O Junipero não suporta ficar dentro de casa, pois exige muito sol.

Apesar disso, é recomendável deixarmos o bonsai em uma área coberta nos meses mais chuvosos, já que ele não suporta solo úmido demais. Em climas temperados ele pode ficar até mesmo na neve sem sofrer qualquer dano.

4- Azaléia

Por florescer muito durante os meses mais frios (mais em climas mais frios), a Azaléia é uma das espécies preferidas para fazer um Bonsai.

Mesmo preferindo locais com invernos frios, a planta exige local com bastante sol direto, pois sem ela não florescerá.

5- Primavera (Bougainvillea glabra)

Rústica e com grande florescimento, a Bougainvillea é um dos destaques na produção de Bonsais. Para que ela floresça é necessário sol direto abundante, e também devemos regar menos durante os meses de inverno.

Apesar de ser considerada uma trepadeira, ela gera um tronco razoavelmente espesso, tornando-a uma boa planta para Bonsais.

Uma dica extra para os iniciantes

Se ainda é iniciante com a arte do Bonsai, antes que escolha uma das espécies apresentadas nesse artigo ou até mesmo antes que escolha outra espécie, sugiro que também leia nosso artigo completo sobre cuidados básicos com um Bonsai.

→ Acessar o artigo agora!

Qualquer dúvida, pode nos deixar um comentário, que respondemos o mais rápido possível.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.