Como cuidar do seu bonsai durante dias frios ou inverno

Com a chegada do frio, perde-se a beleza das cores outonais e ficam visíveis as belas formas da ramificação nas árvores caducas. Saiba quais os principais cuidados a ter nesta época do ano

Como cuidar do seu bonsai durante dias frios ou inverno

Saiba quais os principais cuidados a ter com os bonsai nesta época do ano.

Localização

Resguardar as árvores mais sensíveis aos primeiros frios, sobretudo espécies tropicais e subtropicais, como as carmonas, as serissas, as ficus, entre outras.

Durante estes meses, não coloque as espécies tropicais e subtropicais junto a fontes de calor, como lareiras, ar condicionados, etc. No exterior, deve colocar as árvores consoante a sua sensibilidade ao frio.

As árvores mais sensíveis devem ser protegidas em estufas. Transplante não é recomendável.

Poda /Aramação

Após a queda das folhas, é a altura do ano ideal para realizar uma poda de estruturação nos seus bonsai de folha caduca. No caso das espécies perenes, é também altura ideal para podar.

Nos pinheiros, deverá realizar uma limpeza das agulhas, selecionando cuidadosamente a futura ramificação. Esta é a altura ideal para aramar as coníferas, sobretudo pinheiros e juníperos.

Adubação

Durante o mês dezembro/janeiro, os bonsai não deverão ser adubados.

Rega

Regar sempre que necessário. Deverá ter em conta que, nestes meses, é praticamente inexistente a necessidade de rega se os bonsai estiverem no exterior. No interior, deve vigiar cuidadosamente.

Fitossanidade

Realizar aplicação de calda bordalesa nos bonsai de espécies autóctones e espécies de exterior.

Propagação

Durante estes meses, poderá recolher as sementes de diversas espécies e prepará-las devidamente para a sementeira da próxima primavera.

Sabia que…

  • Devido às baixas temperaturas, a quase totalidade de espécies de bonsai encontram-se em período de repouso vegetativo/dormência.
  • Espécies como os pinheiros brancos japoneses (Pinus pentaphylla) ou os bordos japoneses (Acer palmatum e Acer buergerianum), necessitam de temperaturas abaixo dos 5ºC para se manterem saudáveis.
  •  Enquanto que umas precisam do frio para se manterem saudáveis, noutras pode ser letal. Se vive numa região mais fria ou propícia a geadas, deve abrigar as espécies mais sensíveis.

Mesmo as plantas autóctones como a oliveira beneficiam se forem mantidas acima dos 5 ºC.

Lembre-se…

As árvores de folha caduca perdem as folhas no outono e mantêm-se sem elas até à primavera.

Não confunda o cair das folhas com doenças ou pragas. Respeite o ciclo natural das árvores e não proteja os bonsai de folha caduca no interior. Se o fizer, a árvore pode despertar antes da primavera, confundido o seu “relógio natural”.

Leia também

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.