Conheça o Bonsai de Bambu, o famoso Bonsai da “sorte”

Conheça nesse artigo o Bonsai Bambu, famoso por ser chamado de Bonsai da sorte. Veja como cuidar, cultivar, técnicas necessárias e onde adquirir.

Bonsai de bambu

Os bonsais de bambu são extremamente populares, fáceis de cuidar e permitem que os produtores de todos os níveis de habilidade trabalhem com uma planta bonita e de crescimento rápido. O tipo mais comum de bonsai de bambu encontrado em casas é o bambu “da sorte”, acredita-se que traz sorte aos seus proprietários. Esta variedade de bambu é resistente, e pode ser cultivada dentro ou fora de casa, desde que o bambu esteja protegido contra geadas. Como a maioria das espécies de bambu, a planta não prospera bem em locais onde ocorre geada.

O gelo danifica o bambu e para o seu crescimento, muitas vezes matando a planta. É por esta razão que muitas espécies de bambu não podem prosperar nos climas do norte, a menos que sejam mantidos dentro de casa.

Indicado para iniciantes

Para iniciantes, o bonsai de bambu é extremamente gratificante devido ao fato de que as plantas crescem muito depressa. Um novo produtor pode começar uma planta e ver um grande de crescimento no primeiro ano de posse da planta. Isso permite que os iniciantes experimentem a fiação e o cuidado dos bonsais sem ter que esperar cinco a dez anos para ver os resultados de seus esforços.

Onde adquirir

Há muitos lugares onde você pode adquirir bambu. Você pode comprá-lo em muitas lojas que transportam plantas, comprar novos brotos on-line que podem ser cultivados e transplantados em potes de bonsai, ou você pode cortar brotos de outras plantas de bambu e transplantá-las para começar sua nova planta. Quão rápido o bonsai de bambu vai crescer e enraizar é baseado na espécie de bonsai que você está cultivando. Além disso, algumas espécies de bambu não vão se enraizar a partir de cortes de outros bambus.

Técnicas necessárias

O bonsai de bambu usa muitas das mesmas técnicas de cuidados que as árvores de bonsai mais difíceis usam. Você precisará dos mesmos tipos de ferramentas para mantê-los, e você pode usar o mesmo estilo de fio para ajudar a guiar o tronco e os ramos do bambu. Quando você está podando bambu, como muitas outras árvores bonsai, há certa época do ano em que a poda é mais bem feita. Quando você deverá podar seu bambu é depende do tipo de bambu que você possui. Cada espécie de bambu é diferente e requer cuidados diferentes. Como muitas pessoas possuem o bambu “afortunado”, você provavelmente quererá podar seus bonsais de bambu no outono e no inverno, removendo todas as folhas. Se você está trabalhando com um anão de bambu, você precisará podar no início da primavera antes do novo crescimento ter ocorrido.

Você pode comprar seus bonsais de bambu online ou através de um viveiro local.

Veja também:

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.