Saiba como fazer mudas de bonsai e começar agora seu cultivo

Saiba como fazer mudas de bonsai e começar agora seu cultivo. Se você quer começar na arte do cultivo de bonsais e não sabe como fazer uma muda da árvore desejada, neste artigo vamos lhe guiar para começar do melhor jeito.

A história do bonsai

O nome é derivado do japonês, que significa “plantado em bandeja”. Para ser considerado um bonsai, porém, não basta apenas que a planta esteja cultivada nesse recipiente. É preciso que ela seja uma réplica de uma árvore e apresentar alguns padrões de crescimento e envelhecimento.

Considerado como uma espécie de obra de arte, o bonsai surgiu no império chinês por volta do ano 700 a.C. O até então chamado pun-tsai era feito através do cultivo de árvores em miniatura em bandejas e foi um elemento exclusivo entre as elites da época, sendo muito usado como presente de luxo.

Durante o Período Kamakura (1192-1333), o Japão agregou para si mesmo alguns dos elementos culturais da China, incluindo o bonsai. Os japoneses aprenderam como fazer mudas de bonsai a partir de originais chineses, uma vez que o país é bem menor e não oferecia tanta variedade de árvores.

Como fazer mudas de bonsai?

Para entender como fazer mudas de bonsai de maneira eficaz é necessário, antes de tudo, saber escolher a espécie correta. Assim, deve ser avaliado qual o tipo de clima e ambiente receberá essa planta para que seja possível adquirir alguma que irá sobreviver naquele local.

Por exemplo, uma das questões a se pensar é se o cultivo será feito em uma área interna ou externa. Além disso, o tamanho que você quer que cresça é um ponto bastante importante antes de comprar. Uma boa loja de jardinagem irá saber indicar uma muda apropriada para você.

Depois de compradas, é bem provável que você queira mudar o recipiente onde o bonsai está plantado. Por se tratar de uma planta caduca e sazonal, o ideal é que o transplante seja feito na primavera. Essa época do ano faz com que ele cresça mais rápido e, portanto, se recupere mais facilmente do processo de troca de vaso.

Caso você tenha interesse em começar a plantação desde a semente, é preciso ter paciência. São 4 ou 5 anos para que o tronco da árvore cresça cerca de 3 centímetros. Além disso, a germinação das sementes depende de algumas condições favoráveis. Em geral, recomenda-se que em lugares muito quentes elas sejam guardadas na geladeira para, então, serem cultivadas no início da primavera

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.